CURTINDO AS FÉRIAS

Férias palavra agradável, suave, empolgante e energizante, os ponteiros passam ligeiros e a alegria aumenta só de pensar em Férias.

As crianças vibram quando a professora diz que chegou as férias, os trabalhadores vibram, planejam, esquematizam, sonham. As donas de casa (ainda existe) vibram de alegria, férias é ótimo para viajar, fazer novas amizades, fazer compras, rever parentes distantes, aprender coisas novas e fazer novos planejamentos.

No caso de crianças em fase de alfabetização ou ENEM, nada melhor do que aproveitar para reservar pelo menos diariamente 1 (uma) hora e meia para revisar e aprender as matérias anteriores e as que farão parte da grade curricular do ano letivo. As principais são Português e Matemática, revisá-las é importante e de grande proveito.

Todo ser humano possui fases de vida, e esses possuem capacidade de aprendizagem, esse saber adquirido depende de uma série de fatores como familiar, social, intelectual, monetário, local em que vive, diversão, passeios, leituras, etc.

As crianças hoje em dia, passam a frequentar Creches a partir dos zero anos de idade, por tanto passam a ter noção de organização muito cedo. Aos 2 anos de idade eles já sabem que têm que lavar as mãozinhas para se alimentar, sentar comportadamente para ouvir uma historinha, sabem que têm que por os sapatinhos e as mochilas num determinado lugar, usam sempre as palavrinhas obrigado(a), por gentileza, desculpa, etc.

Aos 3 anos de idade passa a organizar os materiais na mochila como as folhinhas de desenhos que pintaram, os brinquedos educativos, os lápis de cor, etc. Já começam a tomar banho e ir ao banheiro sozinhos sobre supervisão, se alimentam só. Escovam os dentes direitinhos, penteam-se só e se vestem-se só. O treinamento é diário, até adquirirem o hábito de organização e de cuidarem-se só.

Aos 4 anos de idade passam a conhecer melhor os hábitos de convivência em sociedade, aprendem a se cumprimentarem, a se conhecerem melhor, a solicitar, a se desculpar, a se comportarem à mesa, em sala de aula, de vídeo, em pequenas reuniões em grupo, apresentações, em reconhecimentos diversos e organização, aprendem a ouvir e a falar, e a esperar a vez, todas essas tarefas são diárias para adquirir o hábito do certo.

Aos 5 anos de idade, além de usarem o que aprenderam durante os anos anteriores, passarão a aprender ou melhor a conhecer as letras e os números, e as palavras de duas sílabas. E para que esse aprendizado se processe é necessário que aprendam concentração, atenção, assimilação e acima de tudo disciplina, sem ela nada se processa.

Aos 6 anos de idade, a criança começa a aprender a ler e escrever, faz cópias e escreve pequenas orações, e realiza operações de adição e subtração com facilidade.

Revisar esses procedimentos nas férias é de suma importância para o desenvolvimento comportamental e pessoal, esses fatores são para toda a vida do cidadão, e é a partir de pequenos princípios que formamos o cidadão, o profissional e o ser humano.

O adolescente que prestará o ENEM, tem que estar atento a tudo, comportamento, atenção, concentração, assimilação, organização e principalmente disciplina para ler, estudar, escrever, estipulando um determinado tempo para o estudo e revisão. Foco e objetivo andam de mãos juntas.

Publicado por MARIA DE FÁTIMA PACHECO

Professora e Escritora.

Um comentário em “CURTINDO AS FÉRIAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um novo site no WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: